DICAS E SITES



Escreva no GOOGLE :  O jeito adequado de trabalhar o folclore  


Esse é um site da Revista ESCOLA e aborda o tema folclore muito além das lendas e cantigas de roda. Discute elementos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Vale conferir.


  Faça estas ou outras atividades com seus alunos, filme e coloque no Blog.


 

O que é lúdico?

O lúdico tem sua origem na  "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.



A criança e o Jogo
Como estudamos em Piaget, o jogo é importante no desenvolvimento da criança, pois o brincar faz com que a criança crie um ambiente simbólico, vivenciando "no faz de conta" a realidade. É interessante ressaltar também que o ato de brincar é intrínseco no ser humano, todos nós nascemos com  a capacidade de imaginar e criar situações que se aproximam da realidade.Por esses motivos o brincar desenvolve os aspectos cognitivo e social da criança, pois, quando ela brinca com outras crianças está interagindo e apropriando-se do relacionamento interpessoal, relacionamento este que permeará todo o decorrer de sua vida.
Seria possível aplicar esse tipo de jogo com as crianças? Jogue e conte como foi.

http://www.papajogos.com.br/jogos-infantis/

 



Vale Conferir


O projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.
 
Em cada encontro surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.




O trabalho do Território do Brincar se amplia ainda mais pela parceria firmada com o Instituto Alana, que é o correalizador do projeto, pelas escolas que acreditam no valor dessa pesquisa e são nossas parceiras, pelo apoio da Aliança pela Infância e outras pessoas e organizações que muito enriquecem essa história.






43 comentários:

  1. Reflexões sobre o Brincar na Infância.

    Quando se é criança brincar torna-se o seu trabalho, e essa brincadeira faz parte de sua formação como ser humano. No início a criança usa da brincadeira para descobrir o mundo, suas formas, seus sabores.

    Com o passar do tempo a brincadeira passa a ser uma imitação do mundo que a rodeia, a criança brinca imitando aquilo que mostra ser atrativo a ela. Inicialmente a brincadeira é um ato individual, descompromissado, até mesmo egoísta, onde ela busca instintivamente o seu desenvolvimento pessoal. Mas com o seu desenvolvimento a criança passa ter outras expectativas do mundo, e passa assim a ser um ser social, ela interage com o mundo que a rodeia, e as suas brincadeiras passam a ser expressões desse mundo, imitação de seus ídolos, desmontar para simplesmente tentar arrumar as coisas. Mas como ser sociável, ele passa a interagir com outras crianças, suas brincadeiras ficam cada vez mais complexas, para interagir com o outro é necessário criar regras, métodos, portanto desta forma, e por isso, brincar torna-se um novo meio de aprender a conviver com uma sociedade que naturalmente necessita de regras a serem seguidas, as brincadeiras passam a jogos complexos.

    A criança cresce e à ela são dadas novas "responsabilidades", acordar, cedo, ir a escola, fazer as tarefas, mas brincar continua a ser o seu momento favorito, e continua a aprender nesses momentos, e hoje a importância dos momentos de jogos e brincadeira é reconhecido por profissionais da educação, psicólogos e outros profissionais que lidam com a formação humana, de tal forma que hoje diferentes profissionais estudam e usam dos jogos e brincadeiras para "lidar", ensina as crianças.

    Este aprendizado que chamamos de aprendizagem lúdica, cada vez mais usada e explorada nas escolas. Mas indiferente da ajuda e importância do brincar para o desenvolvimento infantil, o principal fato é que, brincar é com certeza o melhor que se tem a fazer quando se é criança. Assim como dizia Claparède: "Nada mais sério que uma criança brincando". E nunca esqueça: "se você pode sonhar, pode fazer" (Walt Disney).

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/21963/reflexoes-sobre-o-brincar-na-infancia

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    1. Qual criança não gosta de brincar? A brincadeira é algo livre, espontâneo, que faz a interação de uma criança com a outra. Explorar o lúdico, a imaginação é fantástico.
      Criança que brinca é criança feliz, atráves da brincadeira elas vão aprendendo a ter responsabilidades, respeito com o coleguinha, troca de conhecimentos, aprendem a criar regra e ter disciplina.
      O professor/educador pode e deve explorar e utilizar essa ferramenta maravilhosa que é a brincadeira, para estimular seus alunos.

      Um grande abraço á todos,

      Íngride Maria Santos Vieira
      201309044988.

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  2. Meu nome e nilcilea caetano . Minha colaboração sobre a importância do brincar na infância.

    A educação infantil deve ser vista como uma e uma etapa de extrema importância na vida da criança, pois através de uma brincadeira da exploração do mundo do faz de conta do te lúdica a criança será estimulada de forma prazerosa e contribuirá no seu desenvolvimento da aprendizagem , educação infantil e um momento de novas descobertas. O cuidar e educar devem ser pensados de maneira única inseparável, o educar e cuidar tem o mesmo nível de importância na vida de uma criança, ação pedagógica deve ser impregnada de significado desta forma a criança terá uma melhor clareza do aprendizado,, devemos compreender que para criança nesta fase tudo e aprendizagem tudo contribuirá para seu desenvolvimento cognitivo ,desenvolvimento da sua coordenação motora ampla, respeitando sempre o ritmo de cada aluno oferecendo um ambiente de respeito que traga segurança para que ela possa se desenvolver em todas as suas potencialidades.


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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Adilcilene de oliveira ferreia
    matrícula-201307136771

    Muitas transformações tem acontecido na maneira como é visto o aprendizado da criança, e aprender enquanto brinca, ou seja, construir conhecimento a partir de experiências em grupo, ricas e diversidades sociocutural, que permita ao aluno sentir a importância transformadora do saber, são passos para o desenvolvimento da criança.Pois nas brincadeiras, os alunos representam com o corpo, palavras e/ou objetos as situações com as quais vivem e interagem.Para promover o desenvolvimento integral da criança, o professor precisa explorar exaustivamente os jogos, pois quando uma criança joga, todo o seu esquema motor é acionado, suas emoções afloram, sua socialização é mais solicitada e o esquema cognitivo é estimulado.
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  5. Francileide dos Santos Souza Araujo Pereira
    Matricula - 201307185487

    Eu gosto de trabalhar com tintas, lapis, giz, papel... eles desenham, pintam e jogamos.
    Com isso as crianças desenvolvem em grupo, aprende a partilhar material, compartilha ideias, e expoe no papel o seu intimo sem saber, enquanto brinca.

    O desenhar é um meio de comunicação seja para a criança, seja para o adulto. A diferença é que o adulto, quando questionado, consegue, caso o queira, interpretar em palavras o que ali está registrado .Através do desenho pode-se expressar alegrias, tristezas, frustrações, sentimentos enfim, pode-se desabafar no papel através de traços e cores.
    Através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta pode passar despercebido. O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a criança abre o seu interior.

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  6. Suely Soares da Silva
    Matricula: 201308049714

    Gosto muito de brincadeiras e no semestre passado meu projeto de estágio teve o
    título: Brincando também se aprende.
    Onde o propósito do projeto era proporcionar momentos de brincadeiras e aprendizagem orientadas para o desenvolvimento das capacidades infantis, visando o desenvolvimento motor e social. Com o objetivo de estimular a coordenação motora, concentração, equilíbrio, percepção espacial, lateralidade, força, regras e ética.
    Fizemos então cinco brincadeiras diferentes: Bola no cesto, andando sobre a corda, batata quente, boliche e estátua.
    As crianças amaram e após analisar e brincar com elas, entendi que de fato brincar é um elemento essencial na educação infantil. Percebi que durante as brincadeiras os objetivos foram alcançados e que as crianças exploraram o espaço, manifestaram curiosidades, aceitaram bem as brincadeiras em grupo, resolveram conflitos e se interessaram por todas as atividades.
    Grande ferramenta são as brincadeiras, pois através delas as crianças aprendem de uma forma divertida, tranquila, porém organizada.

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  7. Huizinga (1971) analisa esses jogos que a criança realiza, apontando algumas
    características: o prazer, o caráter “não sério”, a liberdade, a separação dos fenômenos do cotidiano, as regras, o caráter fictício ou representativo e sua limitação no tempo e no espaço. No entanto, não se analisará todas essas características do jogo neste texto, mas precisamente, o caráter “não-sério” do jogo. Huizinga esclarece ainda, não que a brincadeira infantil deixe de ser séria, mas quando uma criança brinca, ela o faz de modo bastante compenetrado. A pouca seriedade, a que faz referência está mais relacionada ao cômico, ao riso, que acompanha na maioria das vezes, o ato lúdico e se contrapõe ao trabalho, considerado atividade séria.
    A brincadeira para a criança não representa o mesmo que o jogo e o divertimento para o adulto, recreação, ocupação do tempo livre, afastamento da realidade. Brincar não é ficar sem fazer nada, como pensam alguns adultos, é necessário estar atento a esse caráter sério do ato de brincar, pois, esse é o seu trabalho, atividade através da qual ela desenvolve potencialidades, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca.

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  8. O brincar na escola é de extrema importância para o aprendizado da criança, juntar o lúdico ao ensino traz um melhor aprendizado das crianças. O brincar faz com que a criança melhore sua coordenação motora, suas habilidades, faz com que ela trabalhe o seu espaço, traz o equilíbrio, e a importância da concentração. Tudo isso reflete em um melhor aproveitamento dos conteúdos e aprendizagem em sala de aula, a brincadeira faz com que a criança tenha suas habilidades trabalhadas.

    matricula 201309009899

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    1. http://br.ikariam.gameforge.com/Início
      Ikariam - Viva a Antiguidade!
      Ao som do mar, uma praia de areias brancas e sol brilhante! Numa pequena ilha em algum lugar do Mediterrâneo emerge uma pequena civilização. Sob a sua liderança começa uma era de riqueza e exploração. Bem-vindo ao Ikariam.

      JOGUE AGORA GRÁTIS!
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      Classificações
      O jogo eé uma forma agradável de se aprender, e nada melhor para estimularr as crianças do que fazer uso das tecnologias em prol do seu desenvolvimento em Matemática e História simuntaneamente.
      _Um abraço;
      _ Ilma.

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  9. Bom dia a todos. Acredito que, não só é possível, como também necessário introduzirmos jogos como estes em nossa prática pedagógica. A criança, enquanto joga, produz um desenvolvimento muito importante em sua capacidade de raciocínio, de concentração e até de imaginação.
    Os profissionais da educação precisam entender que, o que nos parece irrelevante pode significar o início de um desenvolvimento saudável na vida de um aprendiz. Precisamos entender a importância do lúdico neste processo. Brincar é coisa séria.
    Forte abraço,
    Walter Guerra
    Mat: 201308196784

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  10. Kátia Abreu
    matrícula - 201308007361

    O jogo é de suma importância na vida acadêmica dos alunos, pois além de capacitá-los a tomar suas próprias decisões, também ajuda a ganhar experiência, habilidade e confiança para levá-los no caminho do seu futuro. Através da participação em jogos diferentes, os alunos aprendem a cooperação, trabalho em equipe, liderança e métodos de gerenciamento de tempo. Jogos também ajudam os alunos a descobrir seus talentos ocultos,a interagir com pessoas diferentes e aprender sobre muitas coisas fora do seu próprio ambiente. Além de também ser uma maneira fácil e interessante de aprender, eles afetam o estado psicológico de uma pessoa, mexem com a emoção e trazem o sentimento de orgulho e realização. Eles também aumentam nossas capacidades e nos guiam no desenvolvimento de uma melhor compreensão do nosso próprio eu.

    Utilizei um jogo de puzzle para checar o aprendizado e fazer uma revisão da matéria dada. Os alunos foram divididos em cinco grupos com quatro alunos em cada grupo. Primeiro cada grupo tinha que montar o quebra cabeças, feito isso eles receberam várias frases. Eles tinham que copiar as frases em um papel em branco e dizer se estavam certas ou erradas. Se estivessem erradas elas tinham que corrigir as frases. A atividade além de ter o aspecto lúdico foi muito proveitosa e permitiu avaliar a aprendizagem dos alunos.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Brincar é uma maneira da criança estabelecer contato consigo próprio e com o outro, de se sentir única, e ao mesmo tempo parte de um grupo.
    Nesse contexto, as brincadeiras de roda têm um grande significado, porque integram poesia, música e dança.
    Algumas brincadeiras, como por exemplo, a brincadeira de estátua, que os alunos na escola gostam tanto, desenvolve a expressão corporal, a concentração, a disciplina e a atenção.
    São muitos os benefícios e alegrias que as brincadeiras, proporcionam às crianças. Elas desenvolvem habilidades, atitudes e conceitos. Além disso, refletem o conhecimento que a criança possui e estreita as relações entre as crianças e até mesmo entre os adultos.
    A ideia de brincar está associada à infância e ao prazer, e o papel da escola é de justamente promover esses momentos de ludicidade, atentando para que o desenvolvimento integral da criança possa acontecer, desenvolvendo suas habilidades.

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  13. O brincar para as crianças e muito importante,a criança melhora sua coordenação motora suas habilidades,ela trabalha com equilíbrio,concentração,aprende a lidar com as regras,com as perdas,ganhos em que um jogo promove.As brincadeiras também promove a liberdade,o contato com as pessoas,a convivência com o diferente,além de da prazer alegria a esta criança quando se brinca,ela aprende com as imitações do mundo a trazer um pouco de realidade para dentro da brincadeira,e um aprendizado com prazer,alegria e satisfação.
    As brincadeiras de roda,de correr,de imitação,de dançar,as brincadeiras de antigamente deve ser resgatado nas escolas e quem resgata isso não e o pais e nem parentes somos nós que estamos envolvidos nisso ,e algo importante da brincadeira e que as professoras deve entrar na roda também a.s crianças adora.

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  14. Nome: Elinete Gonçalves
    Matrícula: 201308281455
    O trabalho sobre o lúdico na Educação Infantil objetiva investigar como as atividades lúdica contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade lúdica desenvolve na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem, que está em formação.

    Sendo a educação infantil a base da formação sócio educacional de todo cidadão, o lúdico se constitui num recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente.

    Valorizando o trabalho com jogos e brinquedos, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos.

    Todas as atividades em que as crianças necessitam de atenção e concentração ao participarem dos jogos e brincadeiras auxiliam no amadurecimento cognitivo, conseguintemente o Lúdico também pode servir de estímulo para o desenvolvimento da criança.

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  15. Nome: Karine Ap. Arduino
    Matricula: 201307262325
    O brincar para as criança tem extrema importância, pois é brincando que se aprende, e atividades lúdicas levam ao desenvolvimento das crianças como: memorização, imaginação interatividade com outros colegas, atenção e muitas outras coisas que são essenciais para uma criança.
    Gosto muito das aulas em que se utiliza as brincadeiras para estimular o aprendizado vivenciei varias durante meu estágio na Ed. infantil, uma que eu mais achei interessante foi a do boliche para aprender os números e a soma-los.
    Quando o professor valoriza esse trabalho com jogos, brincadeiras terão sempre com sigo uma ferramenta indispensável para o seu cotidiano.
    Neste semestre estou de monitora em um projeto de Mais Educação Escolar, é uma escola de tempo integral, estou adorando e tenho como experiência o brincar em como é importante para os alunos realizarem as atividades com o lúdico, pois quando a brincadeira entra na aula tudo fica mais interessante todas querem participar, se interagem uns com os outros envolvendo os alunos cada vez mais com o aprender.

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  16. Boa noite !
    A brincadeira e a melhor forma de ensina, pois através da brincadeira que o conhecimento das criança se aflora .
    A maneira lúdica de aprender na educação infantil é de extrema importância, pois
    leva o aluno a sensações e emoções fundamentais para o seu desenvolvimento.
    A maioria dos pais e professores, está preocupada apenas
    com o aspecto pedagógico. Para estes, a escola representa um lugar sistemático de
    aprendizado, enquanto consideram jogo, brinquedo ou brincadeira simplesmente um
    lazer.
    muitos professores adotem uma postura que transforme sua visão em relação
    ao lúdico como forma de aprendizagem.
    pois e possível aprender brincando, pois a brincadeira não e apenas um prêmio por se uma aluno comportando , vejo nas escolas muitos professores com postura que a brincadeira e um premio pelo o bom comportamento na sala de aula. Eu vejo de outra forma acho que os professores tem inserir a brincadeira em sua aulas e matérias.

    Piaget, focado no que os pequenos pensam sobre tempo, espaço e movimento, estudou como diferem as características do brincar de acordo com as faixas etárias. Ele descobriu que, enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, os maiores lidam com o desafio de compreender o outro e traçar regras comuns para as brincadeiras.


    As pesquisas de Vygotsky apontaram que a produção de cultura depende de processos interpessoais. Ou seja, não cabe apenas ao desenvolvimento de um indivíduo, mas às relações dentro de um grupo. Por isso, destacou a importância do professor como mediador e responsável por ampliar o repertório cultural das crianças. Consciente de que elas se comunicam pelo brincar, Vygotsky considerou uma intervenção positiva a apresentação de novas brincadeiras e de instrumentos para enriquecê-las. Ele afirmava que um importante papel da escola é desenvolver a autonomia da turma. E, para ele, esse processo depende de intervenções que coloquem elementos desafiadores nas atividades, possibilitando aos pequenos desenvolver essa habilidade.

    Então vamos brincar mais.
    RAPHAELA FERREIRA DE LIMA
    MATRÍCULA : 201308034938.

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  17. Bom dia.

    Tentar definir aqui o que é a cultura lúdica é o mesmo que voltar a eras remotas da humanidade. Desde que o homem é homem, desde que o mundo é mundo podemos definir a cultura lúdica como um processo onde o homem começa aprendendo a andar, correr, brincar, descobrir, desenvolver, se socializar, se firmar no seu âmbito cultural.

    “Assim como o jogo tem em suas características a liberdade e o prazer (Ibid., p. 71)” o esporte tem suas aptidões voltadas para um compromisso que talvez não soe bem aos ouvidos das crianças. O improviso, a despreocupação estão ligadas aos jogos, dança, música, enfim, toda a cultura, arte e diversão.

    Dependendo como for desenvolvido a cultura lúdica nas crianças, futuramente elas optarão pelo que for melhor como uma prática séria e centrada em alguma modalidade de esporte.

    Mas aprender brincando sempre foi a melhor forma de aplicação de ensino para crianças. A aplicação das disciplinas tem uma relação direta que auxilia lazer com desenvolvimento corporal.

    Acoplando elementos que desenvolvam a fantasia e a imaginação das crianças, como brinquedos, atividades corporais, uma localização com composições infantis, ajudam e muito a criança alcançar seu alto grau de criatividade. Com todos esses itens a criança consegue desenvolver enredos dos mais variados. O professor acaba se tornando um ponto de apoio para quando for preciso.

    A junção de vários tipos de brinquedos não determina o rumo da brincadeira e sim a imaginação da criança que avança conforme o que está sendo estabelecido no seu imaginário.

    É importante acompanharmos o desenvolvimento dessas brincadeiras e tentar assimilar qual o tipo de brinquedo está externando a personalidade da criança. Além de brinquedos que desenvolvam o intelecto como jogos online, xadrez, quebra-cabeça, e além de atividades que desenvolvam a funcionalidade do corpo como danças, corridas, jogar bola, podemos optar por outras formas de direcionamento educacional. Vou um pouco mais além, como alguns tipos de brinquedos como bichos de pelúcia desenvolvem a afetividade do aluno, assim também podemos unificar brincadeiras com animais de estimação de verdade, lógico com acompanhamento e explicando a responsabilidade de se cuidar dos seres vivos.

    Seguindo a linha da ludicidade com jogos, seria uma alternativa também desenvolvermos projetos onde as crianças participam de competições, onde se escolhe uma área de preservação permanente e faz-se jogos ou competições onde o aluno que conseguir recolher mais lixo ganha um brinde. Enfim, são ideias apenas, mas não seria custoso tomar esse tipo de iniciativa. Vai depender do pedagogo saber definir e orientar os alunos na sua vertente de ensino.

    Grande abraço.

    Micheli Ottoni
    Matrícula: 201309037795

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  18. Aluna : Fatima Zeni Araújo Pereira Canabrava
    Matricula 201301143952
    Professor : Claudio Bastos Meron Neves

    O brincar para as crianças é muito importante pois como já diz aquele ditado popular é brincando que se aprende .
    Acredito muito nisso pois através do lúdico nós professores podemos abranger várias áreas como : linguagem , matemática , coordenação motora ampla , ....
    Piaget estudou nas crianças que através de experimentações eles podem fazer descobertas na aprendizagem .

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  19. Esse tema foi bem interessante agora, pois próximo sábado farei reunião de pais, onde o norteador oferecido pela Prefeitura do Rio, foi a brincadeira e o brincar, onde farei diversas dinâmicas com os pais de forma a demonstrar como e o porque da brincadeira no desenvolvimento da criança. Atualmente estou numa turma de berçário, onde todas as atividades estão envolvida o brincar.

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  20. Luana Monteiro de Castro Sinoti
    Matr: 201001184394

    Tudo que é aprendido pelo lúdico dá mais prazer, e proporciona vivências das quais as crianças se lembram com mais facilidade. Até mesmo na hora de trabalharmos o folclore, podemos juntar os temas e produzir brinquedos tradicionais, como o bilboquê.

    Acredito que o uso da tecnologia também favorece o ensino/aprendizagem, e todo o tipo de tecnologia chama a atenção das crianças e as envolve rapidamente. No entanto, eu evito usar jogos que tenham a ver com produtos comerciais (e consequentemente desenhos animados), pois acho que as crianças já sã massacradas demais pelas ideias de consumo da mídia.

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  21. Brincar é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia de uma criança . No ato de brincar , as crianças desenvolvem a atenção , a imaginação , a memória , além da socialização ,por meio da comunicação , do convívio com o outro , da descoberta e vivência de regras e papéis sociais.
    A ludicidade é uma necessidade da criança em qualquer idade , o brincar facilita a aprendizagem , desenvolvimento cultural , pessoal e social .
    Quando a criança brinca, sem perceber fornece várias informações a seu respeito, além de ser útil para incentivar seu desenvolvimento integral , tanto no ambiente familiar quanto escolar
    Por meio da ludicidade a criança começa a expressa-se com maior facilidade , ouvir , respeitar , discordar de opiniões , exerce liderança e compartilha sua felicidade de brincar.
    Segue um site interessante com jogos educativos com conteúdos de diversas disciplinas do ensino fundamental , disponível em
    Patrícia de Souza Gomes
    Matrícula;201401242251

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  22. Olá, meu nome é Luayra de Sá Santos e minha matrícula é 201307366601.

    Minha colaboração será sobre a importância da brincadeira na infância.
    A criança necessita do brincar para começar a descobrir o mundo e participar dele. É através das brincadeiras que as crianças começam a aprender e a se desenvolver integralmente. É por este motivo que na educação infantil devemos utilizar o lúdico para ensinar-lhes. O lúdico é uma forma de aprendizagem significativa, garantindo as crianças um bom desenvolvimento através da diversidade, da criatividade e da integração social. Com o lúdico, a aprendizagem se torna mais prazerosa, desenvolvendo as crianças em sua totalidade.
    Abraços.

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  23. Matrícula: 201401332366
    Bom dia!
    O brincar é uma das atividades mais significativas da infância. Além de estabelecer relações saudáveis, também possibilita a exploração do mundo, exercita a criatividade e contribui para a apropriação de cultura.
    Na escola onde trabalho, trabalhamos com um projeto que procura resgatar brincadeiras que podemos fazer e utilizar de brinquedos populares confeccionados com materiais simples. A partir de um brinquedo confeccionado pela turma, criamos e recriamos brincadeiras tradicionais de nossa cultura. Depois, esse brinquedo e um caderno são enviados para casa dentro do saco de brinquedos para ser socializado com a família. Junto com o caderno vai uma ficha de cada brincadeira que podemos fazer com aquele brinquedo e a explicação de como brincar. Nele a criança registra através de fotos ou desenhos como foi brincar em casa e na nossa roda de conversa, ela tem a oportunidade de se expressar e nos contar a sua experiência.
    Essa proposta desafia, enriquece e exercita a criatividade de nossas crianças, pois proporciona a experiência e a vivência do brincar e o prazer de construir brinquedos.
    "Em todos os tempos, para todos os povos, os brinquedos evocam as mais sublimes lembranças. São objetos mágicos, que vão passando de geração a geração, com um incrível poder de encantar crianças e adultos." (Velasco, 1996)

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  24. As brincadeiras fazem parte do cotidiano infantil e são tão importantes para o desenvolvimento da crianças quanto uma alimentação balanceada e a convivência saudavel com outras pessoas. Entretanto, quando a brincadeira é associada ao ambiente escolar costumam surgir dúvidas quanto a maneira como é conduzida e a sua finalidade. Há diferença entre o brincar na escola e o brincar em casa? qual nosso papel enquanto as crianças brincam? como planejar essas atividades tendo em vista o desenvolvimento do pequeno?

    Em meio a tantos questionamentos, sabemos que a criança interage com o meio e as demais pessoas e percebemos que ela percebe a si mesma e ao seu entorno durante um a brincadeira. Costumam na maioria das vezes nos imitar para brincar com algo que observou o adulto a fazer, ou alguem que convive com ela. Nas brincadeiras, as crianças se valem de uma serie de recursos para testar suas hipoteses acerca de si mesmas e do mundo: linguagens oral e gestual, seus conhecimentos sobre a sociedade as regras da brincadeira. é por meio desses elementos que a criança interpreta a realidade que a cerca. O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente. A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.

    Muitas vezes pensamos nos brinquedos como objetos que permitem a realização de brincadeiras e jogos. no entanto, a diferença entre três conceitos não é tão perceptível, uma vez que em algumas brincadeiras o brinquedo só existe se for desenvolvida uma ação de brincar e jogar.

    Finalizando, o brincar é importante porém tão quanto o brincar é ser o mediador da entre o brinquedo e a criança, com certeza o aprendizado será significativo e a criança se desenvolverá de forma integral.

    abraços

    Solaine

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    1. Verdade Solaine,
      A brincadeira é a porta que abre a imaginação e a criatividade!

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  25. concluindo matrícula 201201071658 TURMA 9005

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  26. turma 9004
    O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. Infelizmente, até há relativamente pouco tempo, o brincar era desvalorizado e menosprezado, destituído de valor a nível educativo. Com o evoluir dos tempos, atravessa-se uma mudança na forma como se percepciona o brincar, e a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança.Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras. Os jogos das criança não são apenas recordações do que vêem os adultos fazerem. Elas nunca reproduzem de forma absolutamente igual ao sucedido na realidade. O que sucede é uma transformação criadora do percepcionado para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.

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  27. Boa tarde, acima mostra o quanto é importante a criança aprender brincando, pois nesse nesse faz de conta que reproduz a realidade. Com certeza esses jogos indicados sao educativos, joguei Dora Tooth Problems que mostra a importância da escovação dos dentes.

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  28. Luzia C Paulino
    A brincadeira faz parte da criança, ela faz a transferência do real para o imaginário, promove a interação com o meio, melhora o seu desenvolvimento, aspectos como: confiança, interesse, compartilhar, ou seja, múltiplas experiências na sua infância. E o professor pode enriquecer com uma mediação transformadora e enriquecedora.

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  29. Georgia Lima Durães (Mat: 201301012181)

    Olá Profs e Colegas,

    Pesquisando essa temática e vendo também um pouco do que os colegas relataram aqui, muito se falou do quão remoto são as origens das brincadeiras entre nós. Trago aqui outro paralelo para nossa reflexão: até os animais brincam! já perceberam? O ato de brincar também é um ferramenta de aprendizado entre os animais, pelo menos, a maioria deles. Entre nós humanos, as ações lúdicas edificam e muito o aprendizado.

    Hoje, trabalho em uma turma mista. O que a escola chama de Clubinho. Na verdade, é uma turma que fica no horário oposto e lá temos crianças de 2 a 6 anos. Diariamente uso em meus planejamentos de aula diversas atividades lúdicas adequando cada uma delas para cada faixa etária.

    Por exemplo: De 2 a 3 anos, uso muito brincadeiras com uso de fantasias, faz de conta, teatrinhos, rodas musicais. De 4 a 6, amarelinha, elástico, pega-pega, etc.

    A eficiência desse tipo de atividade se confirma sobretudo não só na receptividade (brincar é sempre bom) mas também na assimilação do que se pretende passar.

    Grata,

    Georgia Lima Durães (Mat: 201301012181)

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  30. O brincar deve ser prazeroso através do mesmo a criança reproduz a realidade, a brincadeira imita a vida, com isso elas colocam em prática situações vivênciadas no seu dia a dia, ou utilizam - se da imaginação, e criam novas histórias, cabe ao professor mediar, ser um construtor de novas brincadeiras sem intervir na imaginação dos alunos, dar propostas para que eles descubram e consigam através do suporte recebido, gerar novas situações de aprendizagem .

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  31. O brincar deve ser prazeroso através do mesmo a criança reproduz a realidade, a brincadeira imita a vida, com isso elas colocam em prática situações vivênciadas no seu dia a dia, ou utilizam - se da imaginação, e criam novas histórias, cabe ao professor mediar, ser um construtor de novas brincadeiras sem intervir na imaginação dos alunos, dar propostas para que eles descubram e consigam através do suporte recebido, gerar novas situações de aprendizagem .

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  32. O brincar deve ser prazeroso através do mesmo a criança reproduz a realidade, a brincadeira imita a vida, com isso elas colocam em prática situações vivênciadas no seu dia a dia, ou utilizam - se da imaginação, e criam novas histórias, cabe ao professor mediar, ser um construtor de novas brincadeiras sem intervir na imaginação dos alunos, dar propostas para que eles descubram e consigam através do suporte recebido, gerar novas situações de aprendizagem .

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  33. O mais importante é o docente transferir para os alunos que brincar ou ter seu momento lúdico não é errado. Fazendo com que esse momento seja prazeroso e não obrigação. Abri os jogos e gostei , nunca tive a vontade de jogar. Por isso nunca fiz essa atividade em turma. Por isso que ressalto a parte mediadora do docente tem que aprender a lidar com toda a ludicidade das crianças para mostra-lo que é sua face e não tem nada de errado brincar numa escola.

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  34. A criança (entre 2 e 3 anos aprende brincando),é onde passa a conhecer alguns objetos, sons e consegue até imitar pequenos animais,( gato, passarinho entre outros).

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  35. Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.
    Em cada encontro surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.

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  36. Maria Jose matricula(201301010499).

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  37. As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois é brincando que elas podem criar e imaginar diversas situações. O faz de conta é uma brincadeiras presente na vida das crianças, assim, elas vivenciam suas situações imaginárias ou reais o qual elas vivenciam em seu meio cultural. Brincando exploram sues movimentos corporais e aprendem á resolver situações que possam surgir entre ambas ou em grupo. Assim, reinventam suas fantasias e realizam seus anseios. Como diz Vigotski: O brincar é fonte de desenvolvimento e aprendizagem.

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  38. Na fase da educação infantil através de uma brincadeira , dos jogos,da exploração do mundo do faz de conta do te lúdica a criança será estimulada de forma prazerosa e contribuirá no seu desenvolvimento da aprendizagem , educação infantil e um momento de novas descobertas.
    Nesta fase tudo e aprendizagem e contribuirá para o desenvolvimento cognitivo ,desenvolvimento da sua coordenação motora ampla, respeitando sempre o ritmo de cada aluno oferecendo um ambiente de respeito que traga segurança para que ela possa se desenvolver em todas as suas potencialidades.
    Assim o professor não deve utilizar a brincadeira só como recompensa, ou tirá-la em casos de desobediência, a mesma deve fazer parte da rotina escolar, sempre ser observada, e em alguns casos ser dirigida pra incentivar o desenvolvimento de certas curiosidades.
    Não se esquecendo de que não pode se separar o cuidar e o educar, pois são indissociáveis.
    Abraços Daiana Andrade turma 9004 (201308318961)

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  39. Nome: Rosiene Sardinha de Miranda
    matricula: 201102339687.
    Olá.
    Brinquei de boi de mamão com as crianças que trabalho (G3). Primeiro cobri-me com tecido sobre o corpo, coloquei a musica do boi -de- mamão no som dancei, não demorou muito tempo para as crianças pedirem para imitar-lo também e assim dançamos várias vezes.

    O boi-de-mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa Catarina, Brasil, sendo encenado principalmente na região litorânea. Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com este nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi-de-pano.

    Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. além do boi tem outros personagens que fazem parte dessa cultura. A bernusa(cobra), Maricota( uma manezinha),o urubu, o cavalinho, o curso branco e o curso preto. As pessoas se caracterizam com esses personagens, as crianças gostam bastante.
    Para que tem interesse de ver um vídeo um deixar um link
    https://www.youtube.com/watch?v=ioIW3BZJsE4

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  40. A proposta de atividade e jogos e brincadeiras leva o professor a despertar nos alunos o interesse e a necessidade em aprender, explorando materiais concretos, como jogos e brinquedos, realizando brincadeiras com movimentos direcionados ou livres que conduzirão a aprendizagem e a criatividade dos alunos.

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