Você sabe o que é um Blog?
Blog é um recurso da era da
comunicação cujo objetivo é expor e compartilhar informações. Nasceu do
processo unificador da Internet. Nele podemos postar links, notícias,
fotografias, eventos, vídeos, construindo uma interação social criativa que
informa e questiona o mundo em que vivemos.
Assim será o nosso BLOG TEMPO
ESPAÇO de Conteúdo Metodologia e Prática do Ensino da História e da Geografia.
Nele encontraremos materiais de aula, artigos, vídeos, eventos que estejam
acontecendo, dicas e o mais importante, um espaço para colocarmos as nossas
produções. Será atualizado a cada início de fórum.
Todo Blog precisa ter uma
apresentação. Para o nosso cujo título é Tempo Espaço (nossos conceitos
principais) foram escolhidos para ilustrar dois quadros do pintor surrealista
Salvador Dali.
O primeiro referente ao Tempo, é
o quadro Remissões da Memória. E o segundo referente ao Espaço
chama-se Criança Geopolítica Assistindo Ao Nascimento Do Homem Novo.
Vamos descobrir as interpretações
dadas a eles?
Entre no Google e pesquise:
1- Arte poética
Salvador Dali II O tempo (reflexão)
2- DALI-Criança
Geopolítica Assistindo o Nascimento do Homem Novo
Como a Geografia e a História que
queremos trabalhar relaciona-se com as interpretações dadas a esses quadros?
boa tarde,
ResponderExcluirObservando as 2 obras de artes,"Arte poética Salvador Dali ll O tempo (reflexão) e DALI-Criança Geopolítica Assistindo o Nascimento do Homem Novo, podemos relacioná-las com a geografia e a história trabalhando com a noção de tempo, o tempo físico e o tempo histórico social. O tempo físico é aquele que passa independente da nossa vontade, são as horas dias,semanas,meses..Entendê-lo permite à criança a se localizar no tempo, situar fatos de sua vida e outros dados, construir e interpretar linha do tempo, trabalhar com as medidas e quantificação do tempo.Ajuda a criança a ter domínio da relação antes/depois, coloca os fatos numa sucessão temporal.
o Tempo histórico-social, já se trabalha com a análise de contexto de época, de modo que ela perceba que o tempo é fruto de uma construção social, de determinantes históricos presentes em cada época. A primeira obra nos mostra relógios, uma indicação de tempo e a segunda obra nos remete a um contexto histórico diferente, vivido pelo autor que o criou , as interpretações são diversas.Uma atividade que pode ser feita é trabalhar com a linha do tempo de cada um e árvore geneológica.
Correto , Muito bem colocado, são obras maravilhosas que nos levam a várias interpretações..
ExcluirMaria de Lourdes
As obras de Dalí, representa o TEMPO,sua história, e o renascimento do novo homem atavés da representação do HOMEM FETO.As aulas assistidas fala sobre a importância das vivencias em outros tempos,culturas e costumes.São obras que nos leva a várias interpretações.o renascimento do homem me leva a pensar em uma história que resurge em meio ao mundo moderno que devem ser trazidas para as aulas. Trabalhar com os alunos as diferenças que existe entre as antigas MERCEARIAS e os SUPERMERCADOS. será muito interessante. turma: 9005
ExcluirRealmente as obras tratam do espaço e do tempo na perspectiva do autor. Trabalhar as diversas visões de mundo em sala de aula através da arte (pinturas, esculturas, músicas e literatura) é uma excelente proposta de ensino para história e geografia. Sem contar que no Estado do RJ estamos comemorando os 450 anos da Cidade do Rio. Trabalhar as obras de arte que retratam a cidade antiga e a de hoje, durante a reorganização dos espaços, é um momento imperdível!
ExcluirEstas imagens de Salvador Dali leva-me a um tempo distante, pois tive uma professora de artes muito boa. Seu nome esqueci, mas seu legado é eterno em minha memoria. Fizemos um estudo profundo sobre este artista ele expôs a arte de uma forma muito louca, para retratar a realidade, fizemos vários teatros sobre ele, e um dos teatros foi uma colega na hora do recreio entrar dentro de uma gaiola e fica presa, uma reporte registrava aquela sena ilusitada e eu ficava como uma idiota encarando a reporte e a sena da louca gritando insanamente dentro da goiola, como se tivesse algum problema mental também. "Iaual um altista em grau maior". Ninguém entendia o que estava acontecendo. Foi maravilhoso.
ResponderExcluirBeijos;
Ilma.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluira industria está capengando no Brasil
ExcluirAssim como um queijo camembert, as nossas vidas entram em processo de amadurecimento pelo fator tempo. Morre-se e renova-se a cada tempo. Decompõem-se o velho para surgir o novo. Este processo é inevitável, é imposto, assim como o tic-tac do tempo que nos vai amadurecendo na leitura da vida e dos fenômenos. Vejam! Tivemos o tempo do mítico-religioso, do iluminismo, do positivismo, do cientificismo, da tecnologia...tendo ainda pela frente destes processos, um mar infindo de novos tempos, novas explorações, evoluções e de novos conhecimentos. O tempo é cruel, impiedoso, mas é amadurecedor no avanço de leituras das realidades confrontadas. Com o tempo, a vida torna-se um apreciado queijo camembert, com alguns bolores, mas com um aroma, sabor, textura mais fina, mais solidamente maleável. Torna o tempo, ao queijo e a experiência da vida, algo de qualidade, mesmo que diante de nós ainda haja um mar a ser conhecido e explorado. Há tempo e espaço para todas as coisas. Feliz é aquele que aproveita acertadamente seu tempo e espaço para amadurecer em concretude de vida, de leituras. Profª Marina Moraes da Luz - PóloVitória/ES
ResponderExcluirA proposta de trabalho para a geografia e a história é de fazer, assim como os quadros de Dali, a pensar na realidade que vivemos. O quadro O Tempo nos leva a reflexão sobre a realidade ou aquilo que achamos real sobre o tempo e até sobre o que fazemos ou podemos fazer com o tempo, já o quadro Criança Geopolítica nos leva a refletir sobre como o mundo todo sente quando algo acontece em parte dele, como o caso do nascimento do novo homem neste quadro, fazendo com que lembremos que somos interligados, fazemos parte de um todo, assim deve ser o estudo da geografia e da história, não deve ser transmitido de forma separada do todo, mas sempre fazendo com que os alunos lembrem que fazem parte de um todo e estão inseridos nesta realidade. Aluna: Danielle Pires Lucio Amorim - Pólo Nova Iguaçu - Rj.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirDanielle P Rovere – turma 9004
As duas telas relatam como Dali se preocupava com a passagem do tempo e suas implicações na vida do ser humano, e a cada passagem o ser humano renasce para uma nova vida. A evolução nos permite recriar a realidade de acordo com que estamos vivendo carregando muito do passado que no inspira. A aplicação do tempo nas series inicias faz com que a criança aprenda como as pessoas vivam em cada época, sua cultura seus costumes e com isso fazer comparações sua a sua própria realidade. E a simultaneidade com que a história acontece. Que no momento em que ela está na escola muita coisa acontece.
Boa noite!
ResponderExcluirEstas duas obras podem estar sim relacionadas com a historia e a geografia que queremos trabalhar ,baseando-se em um contexto relacionado ao tempo e o espaço em um conjunto interdisciplinar de ensino que vem abordando a contemporaneidade em relação a história e o mundo relacionado ao espaço geográfico
na primeira tela podemos fazer uma leitura reflexiva de .como o artista retrata a relação do homem com o tempo em um momento exitante com a chegada do seculo XX com suas inovações tecnológicas e ao mesmo tempo carregado de frustrações .
A tela da criança geopolítica assistindo o nascimento de um novo homem,trás em sua surrealidade um mundo pós guerras com pessoas dispostas a lutar pela mudanças em meio ao caos .
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirIsso mesmo Ozana! Lembra que comentamos sempre nos fóruns da importância da aprendizagem com significado? Ao observarmos as duas obras percebemos a leitura que Dali fazia do "tempo" e da "nova era" que vivenciava. As obras demonstram que a nossa visão de mundo interfere no entendimento da história e da geografia.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa noite, professora!
ExcluirMuito obrigada,
Abraços.
Bom dia!
ResponderExcluirFalar sobre o tempo é um desafio, pensando nas práticas vividas na Educação Infantil, definimos diversas maneiras de medi-lo. Cada um de nós tem uma experiência única de tempo.
Claudia Andrade da Silveira- turma- 9004.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO quadro de Salvador Dali Criança geopolítica assistindo o nascimento do homem novo.É um quadro atual pois questiona um novo olhar para o homem.Este homem patriarcal,macho,detentor do saber,já não cabe mais nessa sociedade.Busca de romper com modelos tradicionais,entender as novas condiçoes sociais.O homem buscando dialogar com a mulher olhando num outro ponto de vista,querendo entende-la.
ResponderExcluirCOMO GEOGRAFIA E A HISTÓRIA QUE QUEREMOS TRABALHAR RELACIONA-SE COM AS INTERPRETAÇÕES DADAS A ESSES QUADROS?
Os quadros são bastante atuais.Acredito que tenha muito a ver com a proposta do se pensar essas disciplinas,que são dinâmicas e possibilitam uma visão de mundo,levando a um questionamento crítico.Entender o homem,sua evolução,sua relação com o outro,com a natureza.O homem construindo,apropriando,se reavaliando e transformando a sociedade e o mundo em sua volta.Possibilitar o homem entendimento de que faz parte de um planeta e que a harmonia também significa evolução em busca de melhorias na vida de todos.O homem um incansável na busca do domínio de todas as coisas.A sociedade muda a cada instante e o homem precisa estar atento a essas mudanças a se adaptar a elas.O homem vive em constante renascimento de conceitos,de idéias,de caminhos,de pensamentos,movido a curiosidades a busca de verdades que a todo momento pode ser substituidas e reavaliadas.
Que releitura interessante Luciana! Esse é o propósito do estudo da história e da geografia, possibilitar uma visão própria de cada sujeito da sociedade e do contexto em que vive. Propiciar reflexões, discernimento e uma leitura crítica do mundo.
ExcluirAcredito que uma imagem completa a outra. O mundo e tempo mudado e moldado pelo homem. Flexíveis as mudanças ao que o homem os transforma. O tempo em si indeterminado, incerto o qual o homem os molda as suas necessidades. O mundo mutável de acordo com as tranformações que o próprio homem os transforma de maneira que a alguns é um pouco assustador como a parte do menino olhando e a mãe o protegendo forte e ao mesmo tempo frágil pela sua natureza. Bem relativo comentar sobre esses quadros. Gostei. Kelly Codeco da Costa Silva
ResponderExcluirVeja como temos uma visão singular do tempo e do espaço Kelly. Nossos alunos embora pequenos também possuem uma visão própria de mundo. Quando ensinamos história e geografia de maneira reflexiva estamos propiciando releituras e novas construções de conhecimentos.
ExcluirPenso também como você e Dali, que as vezes as mudanças são assustadoras! Porém, a nossa humanidade perdura no tempo, isso é muito bom. Por isso, quando "pensamos" o quadro temos o mesmo sentimento do artista quando concluiu sua obra no século XX.
Boa noite
ExcluirSim professora, as crianças tem uma visão apenas do que lhes são mostradas. Assim trazendo uma certa insegurança na qual só o amadurecimento e o conhecimento vão dissipando os mesmos. Se um ser humano vive numa redoma de vidro sem que lhe seja mostrado coisas diferentes ele ao sair sentirá medo de tudo pois estava acostumado só com aquilo. Isso faz parte da nossa natureza.O tempo já no outro quadro é algo que nós não podemos conter. Já que estão alguns derretidos e de um modo que incontrolável onde o homem não tem nenhum poder sobre ele já que estão perto de um abismo. Assim dono de si só.
Kelly Codeco Martins da Costa Silva. Turma 9005 Abraços
Boa tarde!
ResponderExcluirA geografia vem passando por profundas transformações. Dentro deste contexto ela se apresenta como uma disciplina marcante e imprescindível para a formação de um cidadão crítico e autonomo, e o professor tem um papel fundamental neste sentido, por isso sua formação deverá ser sólida e contínua. O ensino da geografia deve levar o aluno a compreensão do lugar onde ele vive. Ela é um saber de caráter estratégico que não se serve apenas para educar o cidadão, mas também para ajudá-lo a mudar e compreender o seu meio e o mundo globalizado. A primeira obra esta relacionada a disciplina de geografia, porque ela aborda assuntos como tempo, clima, entre outros conteúdos, como havia sido dito no slide que os discentes do ensino fundamental deverá ter percepção de dias, horas, semanas, ano, para que possa conviver na sociedade e já a segunda obra relata sobre um novo ser, que sai do comodismo e se torne um homem democrático, revolucionário e portador de suas próprias idéias.
A diferença entre Tempo e Clima
ResponderExcluirMuitas pessoas têm muita dificuldade para diferenciar tempo e clima. Algumas delas acreditam que essas expressões representam a mesma coisa, mas sabemos que isso não é verdade. Observe as frases abaixo:
Frase 1: Hoje choveu muito.
Frase 2: Faz muito frio nessa região durante essa época do ano.
Frase 3: Puxa! Quanta neve por aqui!
Frase 4: Essa região parece um deserto, quase nunca chove!
Essas afirmações são de situações referentes ao clima (climáticas) e ao tempo (meteorológicas). Mas você sabe dizer qual delas refere-se a cada tipo?
As frases 1 e 3 referem-se ao tempo e as frases 2 e 4 referem-se ao clima. Isso porque o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é o conjunto fixo de variações do tempo em um longo período.
Não esqueça: o tempo refere-se a algo passageiro, a um estado momentâneo; já o clima está relacionado a algo mais ou menos permanente ou que dura mais tempo.
Quando eu digo que hoje está chovendo, estou me referindo ao tempo. Quando afirmo que todos os anos, entre os meses de agosto e janeiro, costuma chover em um dado lugar, estou me referindo ao clima.
Portanto, quando falamos de tempo, referimo-nos a algo que muda de um dia para o outro, ou até de uma hora para outra. Por outro lado, quando falamos de clima, referimo-nos a algo mais rotineiro, que costuma se repetir ao longo dos anos.
As previsões meteorológicas são responsáveis por nos dizer como será o tempo amanhã, se vai chover ou não, se será frio ou não.
Já as previsões climáticas procuram nos dizer como será o clima daqui a alguns anos, se o planeta será mais quente ou mais frio, se as chuvas serão mais frequentes ou menos intensas etc.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Disponível em: http://www.escolakids.com/a-diferenca-entre-tempo-e-clima.htm. Acessado em: 09 de outubro de 2015
As obras de Salvador Dalí retratam como o autor no momento da sua produção, percebe o mundo. Inicialmente, percebe-se um tempo onde o mundo é retratado de forma triste, fúnebre e com alguns detalhes sombrios, mas, para uma interpretação mais reflexiva, recorreu-se aos fatos históricos daquela época, e a obra foi melhor analisada e interpretada. O que se pode concluir é que o espaço apresenta características de um determinado momento histórico, e por essa razão o professor pode ensinar geografia e história fazendo essa relação, tornando o aprendizado mais significativo para os alunos
ResponderExcluirAna Lúcia Cardoso - Turma 9004 - Mat: 201402326173
ResponderExcluirQuadro escolhido: Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Homem Novo. Salvador Dali.
Observando a política geográfica do planeta, percebe-se que o homem nasce justamente do continente norte-americano, talvez pela força que ali pulsava - A força capitalista dos Estados Unidos da América.
Agora, sob uma ótica contextual histórica, a suposta mulher aponta, especificamente, para o continente europeu, o qual manteve uma hegemonia político-social até o fim da segunda guerra. Diante dessa decadência europeia no término da guerra, podemos firmar um contraste em relação ao homem que rompe no continente norte-americano. Esse contraste pode ser caracterizado por dois fenômenos naturais da vida: O nascimento, representado na América, e a morte, simbolizada pela Europa. Ainda em relação à Segunda Guerra Mundial, nós podemos destacar outro traço marcante na pintura de Dalí: No extremo norte do continente africano, observa-se o pender de uma lágrima límpida. Aquela lágrima expressaria a tristeza do mundo envolvido em tão terrível guerra. É válido lembrar que a África servira de palco para muitos combates naquela guerra, afinal, muitos de seus países permaneciam colonizados pelos europeus e americanos. O sangue que escorre com o processo de nascimento do homem estaria representando as trágicas consequências da guerra, mostrando o quanto foi preciso para que aquele "poderoso ser" fosse gerado; quantas lutas, destruições e mortes foram necessárias para resultar o nascimento de uma nova potência mundial. A criança agarrada aos pés da suposta mãe, teria sido denominada no título como geopolítica, pois devido a todas as atribulações da guerra, a geopolítica mundial estaria sendo fracassada, precisaria se reformular e nascer novamente. A criança figuraria a fragilidade do mundo diante do devastador poder que nasce no novo continente: um novo homem movido pelos interesses capitalistas.
Com ascensão do capitalismo a importância do trabalho foi aumentando e ele foi se deslocando para a posição central da vida das pessoas. Sua importância ultrapassa em muito a dimensão econômica e participa da própria constituição do ser humano, boa parte da vida das pessoas será dedicada ao trabalho. O trabalho ajuda a definir a condição social, a afirmação psicológica, os sonhos e as perspectivas dos indivíduos. Assim, enquanto que para o indivíduo o trabalho é sua vida inteira, para o sistema econômico ele é um item, por certo importante, mas apenas um dos insumos do processo econômico que deve ser administrado com a frieza da racionalidade econômica. A indústria visa o lucro, e cada vez mais inserindo meios para aumento da produção, não considerando a sobrecarga sobre os funcionários, em que o mesmo é submetido a trabalho sob pressão e vende sua força de trabalho para garantir sua sobrevivência.
ResponderExcluirA sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social. Atualmente com os programas criados, passou a sensibilizar a sociedade no reconhecimento aos indígenas e negros, na valorização dessas pessoas como integrantes em nosso meio.
A criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano se expressa, desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir, a maneira lúdica de aprender na educação infantil é de extrema importância, pois leva o aluno a sensações e emoções fundamentais para seu desenvolvimento.
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG. (CEL0358/1912308)
ExcluirGilma de Oliveira Gouveia
TEMPO ESPAÇO
A obra poética de Salvador Dali ll O Tempo: O relógio deformado nos remete a relação do tempo para uma dimensão fora do seu tempo. Dali Criança geopolítica assistindo um nascimento de um novo Homem, está obra de arte foi criada depois dos acontecimentos traumáticos da segunda guerra mundial,o homem ansiava pelo nascimento de um novo mundo e um novo homem. Dali nos mostra que o otimismo esperado pela população não refletia nas suas crenças,pelo contrario , a pintura transmite uma paisagem de ameaça e tristeza. A criança que assiste ao Nascimento de um novo homem, assiste assustada ,pois não sabe que homem nascerá depois deste tempo de guerra, o ovo de onde nasce este novo homem, representa o mundo fragilizado pela destruição depois da guerra ,que chora e sangra mostrando as conseqüências sofridas pela guerra. Este quadro nos remete a trabalhar em geografia e história a noção de tempo,o tempo físico e o tempo histórico da social.O tempo físico é aquele que passa independente de nossa vontade, é o tempo cronológico.Ao entender a criança vai se localizar no tempo e espaço situando se assim nos fatos de sua vida de maneira a construir e medir o tempo. No tempo Histórico social se trabalha a analise do contexto de época de maneira que a criança perceba que o tempo é fruto de uma construção social de determinantes histórico de cada época .
O TEMPO ( REFLEXÃO) Os relógios escorregam com o tempo que flui. Um relógio fechado, coberto por formigas, animais frenéticos, que parecem devora-los, trata-se aqui da memoria fechada, do tempo morto, devorado abatido pela vida. Mas a formiga é também o animal da decomposição, da decadência, e o metal do tempo, mesmo que de ouro se trate, torna-se também ele, vitima dessa decadência. Esse tema relaciona-se com a descoberta da teoria da relatividade, de Einstein, que ocorreu na época em que Dali pintou esse quadro: os relógios deformados remetem para a relatividade do tempo.
ResponderExcluirCrianças Geopolíticas Assistindo o Nascimento do Homem Novo: Neste quadro, vemos um homem tentando desembaraçar-se de um ovo em forma de globo. O sangue flui a partir da fissura pela qual o homem passa. Uma mulher que aponta o dedo para o homem observando a criança, assustada, por trás dele. O céu parece? que estamos no amanhecer ou ao entardecer.
Como é interessante essas duas imagens que nos refere ao tempo e ao espaço, e de como isso pode ser retratado tão artisticamente dentro de um contexto histórico e geográfico.
ResponderExcluirO tempo do tudo aquilo que nos remete a acontecimentos e fatos no decorrer de nossas vidas e da existência humana.
o espaço baseado em tudo aquilo que nos envolve, que nos cerca, nos dando referências do que é próximo do que é distante. começando e tendo como base o nosso próprio corpo e tudo aquilo que é referência de espaço ao nosso redor.
Como é interessante essas duas imagens que nos refere ao tempo e ao espaço, e de como isso pode ser retratado tão artisticamente dentro de um contexto histórico e geográfico.
ResponderExcluirO tempo do tudo aquilo que nos remete a acontecimentos e fatos no decorrer de nossas vidas e da existência humana.
o espaço baseado em tudo aquilo que nos envolve, que nos cerca, nos dando referências do que é próximo do que é distante. começando e tendo como base o nosso próprio corpo e tudo aquilo que é referência de espaço ao nosso redor.
bom dia!
Excluiresqueci minhas informações acadêmicas:
matricula:201307144519
turma: EAD 2015-3
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde a todos.
ResponderExcluirAluna: Ivanete Borges da Silva
Mat: 201402405324
Podemos relacionar a geografia e a história com as duas obras "Arte poética Salvador Dali ll O tempo (reflexão) e DALI-Criança Geopolítica Assistindo o Nascimento do Homem Novo" com o tempo. Tempo histórico e tempo físico. Tempo físico das horas, dias meses, anos que passam independente do nosso querer. O tempo histórico nos leva ao renascimento, o novo homem através do nascimento de novas culturas, costumes, hábitos, etc. Para as crianças é fundamental saber que o tempo não para, enquanto ela está na escola existe muitas outras coisas ocorrendo lá fora no seu bairro, na sua casa/família, no seu País enfim que tudo leva um tempo para ser feito e que a hora passa independente de querermos.
Devemos ser seres assim como os quadros de Dali, a pensar na realidade que vivemos. O quadro O Tempo nos leva a reflexão sobre a realidade ou aquilo que achamos real sobre o tempo e até sobre o que fazemos ou podemos fazer com o tempo, já o quadro Criança Geopolítica nos ajuda a compreender o mundo todo sentir quando algo acontece em parte dele, como o caso do nascimento do novo homem neste quadro, fazendo com que lembremos que somos interligados, fazemos parte de um todo, assim deve ser o estudo da geografia e da história, não deve ser transmitido de forma separada do todo, mas sempre fazendo com que os alunos lembrem que fazem parte de um todo e estão inseridos nesta realidade. Érica Cristina
ResponderExcluirAs obras estão diretamente ligadas a historia e a geografia, assim podemos abordar com nossos alunos referente a um contexto relacionado ao tempo e o espaço de forma interdisciplinar.
ResponderExcluirA primeira tela o artista retrata a relação do homem com o tempo destacando as inovações tecnológicas , já a tela da criança geopolítica assistindo o nascimento de um novo homem,representa um mundo pós guerras com pessoas dispostas a lutar pela mudanças em meio a tantas modificações.Diante destas telas podemos fazer diversas interpretações, pois cada um tem uma visão de mundo, e suas transformações infkuenciam radicalmente no comportamento do ser humano.
A segunda obra mostra esta luta incansável.
Abraços
Daiana Tavares Coelho Andrade (201308318961)
Aluna: Lúcia Helena Evangelista da Silva
ResponderExcluirUNESA - METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG. (CEL0358/1912308) 9003
Professora: MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE
Em análise às obras de Dalli, podemos extrair os elementos necessários para alusão de tempo (história) e espaço (geografia), pois o artista os expos com perfeição. Em “Arte poética Salvador Dali II O tempo” o artista trabalhou o tempo através do relógio que relaciona-se com a descoberta da teoria da relatividade, de Einstein, que ocorreu na época em que Dali pintou este quadro: os relógios deformados remetem para a relatividade do tempo; para a dimensão intemporal, em que o tempo “humano” é relativizado. Por outro lado, esta era a época de afirmação da psicanálise e de toda a teoria de Freud, que se debruçou sobre a sexualidade humana e a importância dos sonhos.
Já em DALI – Criança Geopolítica Assistindo o Nascimento do Homem Novo, o artista estaria representando, através de metáfora, o nascimento, onde o planeta representaria útero materno. Enquanto o homem luta para nascer, sem sequer sofrer uma interferência auxiliadora da mãe Terra, haja vista sua deformidade e abatimento.
Observando, pois, a política geográfica do planeta, percebe-se que o homem nasce justamente do continente norte-americano, no EUA – país de grande força capitalista, cuja mesma o conduzia a “sair” para o nascimento.
Sob uma ótica contextual histórica: A suposta mulher aponta, especificamente, para o continente europeu, o qual manteve uma hegemonia político-social até o fim da Segunda Guerra. Diante dessa decadência europeia no término da guerra, podemos firmar um contraste em relação ao homem que rompe no continente norte-americano. Esse contraste pode ser caracterizado por dois fenômenos naturais da vida: O nascimento, representado na América, e a morte, simbolizada pela Europa.
Ainda em relação à Segunda Guerra Mundial, nós podemos destacar outro traço marcante na pintura de Dali: No extremo norte do continente africano, observa-se o pender de uma lágrima límpida.
Aquela lágrima representaria a tristeza do mundo envolvido em tão terrível guerra. É válido lembrar que a África servira de palco para muitos combates naquela guerra, afinal, muitos de seus países permaneciam colonizados pelos europeus e americanos.
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG
ResponderExcluirBoa noite professora! Baseado nos videos e nas tele aula, sobre mãos á obra: Vejo que muita coisa mudou,antigamente o homem era escravo mesmo não podia parar um pouquinho se quer para descansar que o patrão obrigava a voltar logo, era escravo mesmo mas hoje em dia pouco mudou, as máquinas fazem tudo ou quase tudo. Pois o homem controla as mesmas através do computador, tabletes, celulares e por ai vai, percebi também que o ser humano deixa o trabalho tomar conta da sua vida pessoal e familiar e isso não é bom,porque o trabalho é a essência do homem e o mesmo não pode jamais permitir que ele interfira na sua vida pessoal.Enfim trabalho é primordial na vida de qualquer pessoa, ele nos ensina a ser gente, um ser humano melhor, abre as portas para uma nova vida novos horizontes, nos edifica e nos trás o verdadeiro sentido da vida. E Deus disse: ganhai o pão com o suor de seu rosto ou seja mãos à obra trabalhar. abraço!
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG
ResponderExcluirBoa noite professora! Baseado nos videos e nas tele aula, sobre mãos á obra: Vejo que muita coisa mudou,antigamente o homem era escravo mesmo não podia parar um pouquinho se quer para descansar que o patrão obrigava a voltar logo, era escravo mesmo mas hoje em dia pouco mudou, as máquinas fazem tudo ou quase tudo. Pois o homem controla as mesmas através do computador, tabletes, celulares e por ai vai, percebi também que o ser humano deixa o trabalho tomar conta da sua vida pessoal e familiar e isso não é bom,porque o trabalho é a essência do homem e o mesmo não pode jamais permitir que ele interfira na sua vida pessoal.Enfim trabalho é primordial na vida de qualquer pessoa, ele nos ensina a ser gente, um ser humano melhor, abre as portas para uma nova vida novos horizontes, nos edifica e nos trás o verdadeiro sentido da vida. E Deus disse: ganhai o pão com o suor de seu rosto ou seja mãos à obra trabalhar. abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirANDRE FELIPE ALMEIDA DOS SANTOS
ResponderExcluirMAT.: 201308065418
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG. (CEL0358/1912322) 9005
Nos dois quadros podemos associar as questões de História e Geografia de forma intrínseca, pois observando o primeiro sobre o temos, vemos o tempo sendo representado e de como o aluno deve compreender as várias épocas para entendermos como estamos aqui; todo o cenário político, cultural, trabalho, etc, fica assim exposto. Já o segundo quadro, vemos a interação do espaço e mundo associado a humanidade com sua responsabilidade social e com o meio ambiente. Nas pinturas apresentadas, observei um tom fúnebre, macabro e crítico, o que me permite a imaginar de qual nossa postura em cuidar história e o espaço em que vivemos.
Verdade André.
ExcluirVemos o pessimismo retratado nos dois quadros. Isso está relacionado com a percepção do artista do momento em que vivia. A história é bem assim! A forma como ela é contada depende da visão de mundo de quem conta! Por isso precisamos instigar o espírito investigativo dos nossos alunos e não nos apoiarmos em apenas um autor ou no livro didático.
Nome: Lidia de Faria Mariano Ribeiro, mat: 201001327977 EAD São João de Meriti
ResponderExcluirA tela de Salvador Dali retrata a real situação de Pós Guerra. A primeira impressão é confusa diante de um mero olhar. Quando atentamos para a tela com minúcia enxergamos uma perspectiva futura de um rompimento da reclusão. O que nos chama a atenção é o homem que busca forçosamente a saída da esfera que o aprisiona e oprime.Ele anseia pela liberdade de um novo mundo e novas conquistas. Essa tela também nos remete a chegada do aluno ao mundo das letras.A primeira impressão que ele tem é um ambiente desconfortável e confuso contudo o saber que se dá também, nesse espaço/ tempo e que precisa ser aproveitado da melhor maneira possível. O professor nesse momento, vai ser o provocador, incentivador nesse ambiente do ensino/aprendizagem. As descobertas e as experiências trazidas vem somar a esse aprendizado orientado, guiado pelo professor as novas descobertas.As disciplinas de geografia e história se correlacionam com as interpretações das telas porque na arte poética de Salvador Dali há uma menção do senhor do tempo que é criador de sonhos que liberta a mente do homem da clausura do não "conhecer". O tempo aqui descrito é o sujeito principal que favorece uma reflexão de como os fatos históricos podem ser trabalhados no presente extraindo o melhor do passado.Estudar a história é voltar no tempo, e é esse tempo que nos permite um olhar mais detalhado como nas telas de Salvador da Dali. Ele usa esse recurso importantíssimo para expressar seu estado particular de espírito. E como não pensar na geografia? se a temos como uma ciência que é apta a elaborar uma crítica radical a sociedade.Na tela " a criança" vem mostrar como é possível construir uma visão do espaço e socializar este saber, possibilitando ao aluno o estímulo à inteligência e o espírito crítico a partir de uma obra de arte de tempo remotos.
Amei a analogia da entrada da criança no mundo escrito! Por isso arte é tão importante!
ExcluirParabéns!!!
Obrigada!!!!
ResponderExcluirA apreciação que faço da minha participação no fórum C é, quanto a proposta da análise das telas em questão, cada um teve um olhar diferente porém, com a mesma essência, a busca pelo novo.Estudando as aulas 9 e 10 entendemos que os PCN'S nos possibilita trabalhar os temas transversais dentro de uma liberdade, sem ficarmos presos a um ambiente de uma sala de aula.Podemos ministrar qualquer conteúdo de forma lúdica quando, damos ênfase à criatividade. A exemplo disso foram as telas expostas de Salvador Dali. Os conteúdos de geografia e história foram trabalhados diretamente com a arte.Essa liberdade nos possibilita entrar no universo do aluno e expandir seus conceitos prévios, que são valiosos.Trabalhar com o tempo e o espaço nos instiga a não só, trabalhar com as duas disciplinas mas também diante da proposta curricular nacional que é trabalhar a interdisciplinariedade.
ResponderExcluirAvaliação é um tema vasto e que sempre é abordado dentro das unidades escolares.Entendemos que avaliar é analisar como o outro ( aluno) se apresenta dentro da dimensão ensino e aprendizagem a partir de uma interação.A trajetória do processo avaliativo é longa e compreende cumplicidade das partes envolvidas aluno/professor.Esse percurso vai desde uma aula bem elaborada até a "verificação final,", sempre havendo trocas.É pensar prematuramente quando deduzimos que somente isso ( aulas de cuspi e giz) será capaz de mostrar o ponto de maturação, o ponto certo de cada aluno, como diagnosticar se o aluno está apto ou não a discorrer sobre todo e qualquer assunto ou saber/diagnosticar o que foi internalizado e potencializado no aluno. A avaliação precisa ser estruturada sob a ótica dos pilares da atuação do professor, do desempenho do aluno, da estrutura da escola, das ferramentas auxiliares e o método utilizado.Parece-nos que alguns professores sentem-se poderosos portando a chave de acesso do portal do próximo ano letivo.As instituições de ensino vem procurando reformular essas avaliações para resgatar a relação verdadeira,e tirar essa mentalidade errônea.O objetivo primordial é levar o aluno a se senira confiante com as suas próprias conquistas. Muito se tem falado das avaliações tradicionais, esses modelos de avaliação"prova"com as fileiras impressas na folha são ultrapassadas ,arcaicas e pouco criativas o que as torna um momento de pânico dentro das escolas.O sistema avaliativo imposto pelo professor, é totalmente confortável ao docente porque ele domina esse universo das provas.E onde está inserido nosso aluno dentro desse espaço? Será que a história de vida do indivíduo é levado em conta por ser um importantíssimo recurso? Precisamos entender o real significado das práticas avaliativas para uma aprendizagem que seja realmente significativa para o aluno.
ResponderExcluirINFORMATIVO!! Proteja-se dos assaltos! Relógios Réplicas com qualidade AAA é uma boa opção com baixo custo. Loja no Brasil em São Paulo você encontra Réplicas de Relógios de marcas famosas como: Relógios Rolex , Replicas de Relógios Italianos , Réplicas de Relógios Tag Heuer e várias outras nos gêneros masculinos e femininos.
ResponderExcluirDarilene Cruz Raiol
ResponderExcluirMat: 201405116714
CONT,MET E PRÁTICA DE GEOG. CEL0358/1971792) 9001
Acredito que o trabalho, vai muito além das necessidades do capital, pois envolve também as necessidades humanas individuais, o homem não apenas produz bens individuais e coletivos, os quais promovem o desenvolvimento pessoal, familiar e de uma nação, mas também passa a desempenhar influência significante sobre o indivíduo e sua relação com o meio em que vive. É a relação de compra e venda da força de trabalho a responsável pela estruturação do trabalhador, determinando seus rendimentos, maneiras de diversão, horários de trabalho, local onde executa suas atividades, círculo de amizades, sua satisfação com as atividades desenvolvidas, suas recompensas, direitos e deveres.
Oi Hugo.
ExcluirPenso que, como você disse, a escolha da profissão dos nossos alunos será muito importante, por isso se faz tão fundamental trabalharmos as profissões com eles, pois em razão do tempo que passamos nos escritórios ou fabricas, geralmente o nosso grupo de amigos e o nosso convívio social se restringe a este mesmo grupo, então a escolha da profissão é algo que as crianças terão que conviver e viver durante toda a vida, diante disso, nada melhor fazer uma escolha consciente e que o trabalho não seja um fardo e sim um prazer renovado a cada dia diante das novidades do mercado que fará com que eles estejam sempre se atualizando e buscando novidades na área.
Um abraço,
Nome: Luciana Marilei Butke
Mat:201507207476
O termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Significa que fatiga ou provoca dor. No passado a relação homem natureza produzia o trabalho. O homem trabalhava para alimentar a si e aos seus, era uma necessidade. Hoje o trabalho traz para o homem a sua cidadania, significa sua inclusão. É centro irradiador de valores e de integração das sociedades modernas, é fator de produção. O trabalho é a base da sociedade capitalista e industrial, é uma atividade que se exerce na esfera pública em que é definido e reconhecido como atividade útil e quem pratica faz jus a um pagamento na forma de salário. Na era da modernidade, o século é o do trabalho, da produção de capital e continua sendo um necessidade humana, seja ele manual, braçal, intelectual ou tecnológico.
ResponderExcluirO termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Significa que fatiga ou provoca dor. No passado a relação homem natureza produzia o trabalho. O homem trabalhava para alimentar a si e aos seus, era uma necessidade. Hoje o trabalho traz para o homem a sua cidadania, significa sua inclusão. É centro irradiador de valores e de integração das sociedades modernas, é fator de produção. O trabalho é a base da sociedade capitalista e industrial, é uma atividade que se exerce na esfera pública em que é definido e reconhecido como atividade útil e quem pratica faz jus a um pagamento na forma de salário. Na era da modernidade, o século é o do trabalho, da produção de capital e continua sendo um necessidade humana, seja ele manual, braçal, intelectual ou tecnológico.
ResponderExcluirCom relação ao conceito de tempo é importante que a criança entenda não somente o tempo físico de sucessão de horas, dias, meses, anos, mas um tempo social, o tempo vivido por cada um, que flui e é percebido enquanto situação e não enquanto minutos ou horas.
ResponderExcluirCom relação ao conceito de espaço, é importante que a criança entenda o espaço em que ela vive. Apesar de tantos espaços no mundo, como é o espaço que a criança ocupa nos vários aspectos: aspecto físico, social, cultural, histórico, econômico e político, para que a partir da compreensão do próprio espaço, compreenda as semelhanças e diferenças com os demais espaços.
No passado a relação homem natureza produzia o trabalho. O homem trabalhava para alimentar a si e aos seus, era uma necessidade. Hoje o trabalho traz para o homem a sua cidadania, mas infelizmente não é só isso hoje também trabalha-se pelo superfulo modismo, consumismo, não é mais caso de sobrevivencia, apesar de que não acho que se deva trabalhar só para sobreviver devemos lutar pela moradia talves um conforto como um carro boa saúde e educação, mas percebemos que o ser humano vai além todos os recursos que a natureza pode dar e o que ela não tem condições de dar a humanidade tentar arrancar dela para satisfazer suas vontades e isso vai causando diferenças sociais enormes É a relação de compra e venda da força de trabalho a responsável pela estruturação do trabalhador, determinando seus rendimentos, maneiras de diversão, horários de trabalho, local onde executa suas atividades, círculo de amizades enfim o homem tornou se seu proprio escravo
ResponderExcluirMuito criativa a escolha do tema desse blog e a relação deste com as obras desse grande pintor.No quadro cujo tema é o tempo achei bastante interessante as ilustrações criadas pelo artista para definir e caracterizar o tempo.Os relógios indicando horas e minutos, mas com horários diferentes com formas indefinidas, porém flácidos e moldáveis, que escorregam de acordo com o tempo que flui.No fundo uma paisagem um tanto quanto sombria que pode ser interpretada diante do olhar de quem vê. Esse tema possui uma relação coma descoberta da teoria da relatividade, de Einstein, pois foi na mesma época em que Dali pintou este quadro.A segunda obra permite a concepção de diversas leituras,de fato ao primeiro olhar dessa tela parece o nascimento de um novo homem tentando liberta-se de um planeta que nos faz lembrar o útero materno. Ao redor dessa imagem estão algumas figuras aparentemente humanas que assistem esse "nascimento", onde uma delas representa uma criança aos pés de uma figura materna,assustada com a cena que vê. Ambas as telas representam de fato o tempo e o espaço,pois nos faz refletir sobre estes no presente e no passado de acordo com a visão de cada sujeito que vê, lê e interpreta as obras envolvidas nesse contexto.
ResponderExcluirmat-201402191413
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMARIA SALETE BONNA COELHO-201401222609-PEDAGOGIA-CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG. (CEL0358/2034360) 9001
ResponderExcluirO significado de trabalho hoje, é independência financeira, mas será que o homem deixou de ser seu próprio escravo? Será que as coisas mudaram mesmo?
Num mundo onde o dinheiro é quem manda, vivemos presos a ele. Os tempos mudaram sim, hoje temos muita tecnologia, mais conforto, mais comodidade, mas será que trabalhamos menos por causa disso? A resposta é não. Quase não temos tempo para nós mesmos, para a nossa família, para o lazer! Não temos tempo nem para nos alimentarmos adequadamente, tudo que fazemos é na correria do dia-a-dia. Vivemos numa era em que o custo de vida está cada vez mais alto, e temos que trabalhar mais e mais.
Infelizmente essa é a realidade do mundo.
VALÉRIA DE CÁSSIA SANTOS
ResponderExcluirMATRÍCULA: 20140125839-5 (PEDAGOGIA)
MET. PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
O trabalho dignifica o homem. Todo e qualquer for o tipo de trabalho, traz ao ser humano (homem e mulher) a honra,o mérito de ser capaz ao tal ato. Por mais notório que seja, muitas profissões não retribui o salário justo ao trabalhador, como é o caso do professor. Podemos listar inúmeras profissões, das mais variadas áreas, e o que vemos em diversos casos, o preconceito com a classe trabalhadora braçal. A coleta de lixo, a gari, a empregada doméstica, o pedreiro...além de sua baixa remuneração, sorem com o descaso e o preconceito. E se pensarmos nos políticos engravatados que usam da palavra trabalho para o roubo, a corrupção, a mentira. E o que dizermos das pessoas que levam uma vida toda para os estudos se qualificando e após a sua formação encontram o mercado de trabalho lhe dando as costas. Nos dias de hoje, o mercado de trabalho pode ser comparado com um leão faminto, bastando um instante de vacilo, o sujeito é devorado, engolido, sem chances de defesa. Todo o trabalhador, seja qual for sua área, sua profissão, deve estar constantemente buscando qualificação, reciclagem, atualização,pois dia após dias vamos avançando , modernizando, evoluindo, e estar atentos às mudanças nos faz acompanhar o progresso. O trabalho faz bem à alma. Talvez seja difícil concordarmos quando estivermos no topo do estresse e cansaço corporal e mental, mas se pensarmos, por outro lado, o trabalho nos faz sentirmos úteis, capazes, responsáveis. Por isso, reafirmo: O trabalho dignifica o homem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPostado por: Flaviane Gabriela de Oliveira Ribeiro
ResponderExcluirMatrícula: 201402284144
Turma: (CEL0358/2034360) 9001
Sobre as duas obras observadas:"Arte poética Salvador Dali ll O tempo (reflexão)" e "DALI-Criança Geopolítica Assistindo o Nascimento do Homem Novo", a primeira obra nos mostra relógios, uma indicação de tempo e a segunda obra nos remete a um contexto histórico diferente, vivido pelo autor que o criou , as interpretações são diversas. Consegui relacionar as obras com a Geografia a História no sentido de trabalhar no contexto da noção de tempo, o tempo físico e o tempo histórico social. O tempo físico é aquele que passa independente da nossa vontade, são as horas dias,semanas,meses..Entendê-lo permite à criança a localizar-se no tempo, situar fatos de sua vida, construir e interpretar linha do tempo, trabalhar com as medidas e quantificação do tempo.Ajuda a criança a ter domínio da relação antes/depois, coloca os fatos numa sucessão temporal.
Quanto ao tempo histórico-social, é possível trabalhar com a análise de contexto de época, de modo que a criança perceba que o tempo é fruto de uma construção social, de determinantes históricos presentes em cada época.
Boa tarde;
ResponderExcluirOs quadros em questão falam do tempo que passa freneticamente escorrendo pela memória e pelos dedos e representam também o renascimento do homem novo, em uma nova era. Podemos trabalhar através deles o tempo físico e o tempo histórico social. O tempo físico que passa sem que possamos detê-lo e sem perceber. Ficamos presos no ritmo acelerado de nosso trabalho, estudos, coisas e esquecemos-nos de viver. E o tempo histórico social que analisa cada fato vivido em sua época. As crianças devem entender que fazemos parte de um todo e, portanto os fatos não podem ser vistos isoladamente e que nossas ideias renascem a cada dia.
Aluna: Ana Maria Peres M. De Jesus (CEL0358/2034360) 9001
Boa noite!
ResponderExcluirNome: Maria Teresinha Gomes Sabino
Matricula: 201408283646
Turma: ( CEL0358/2034381)9004
É importante que os alunos entendam que o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos, e por meio do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias, ao longo da história, muita coisa mudou e continua mudando no mundo do trabalho e das atividades humanas, desenvolver atividades com esse tema os alunos vão conhecer as várias profissões , suas áreas de atuações e a importância para a sociedade, comparar algumas profissões do passado com as atuais, pode usar a criatividade representando as profissões por meio de desenhos, realizar entrevista ou mesmo pesquisa sobre o tema.
Boa noite!
ResponderExcluirNome: Maria Teresinha Gomes Sabino
Matricula: 201408283646
Turma: ( CEL0358/2034381)9004
É importante que os alunos entendam que o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos, e por meio do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias, ao longo da história, muita coisa mudou e continua mudando no mundo do trabalho e das atividades humanas, desenvolver atividades com esse tema os alunos vão conhecer as várias profissões , suas áreas de atuações e a importância para a sociedade, comparar algumas profissões do passado com as atuais, pode usar a criatividade representando as profissões por meio de desenhos, realizar entrevista ou mesmo pesquisa sobre o tema.
Boa noite!
ResponderExcluirNome: Maria Teresinha Gomes Sabino
Matricula: 201408283646
Turma: ( CEL0358/2034381)9004
É importante que os alunos entendam que o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos, e por meio do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias, ao longo da história, muita coisa mudou e continua mudando no mundo do trabalho e das atividades humanas, desenvolver atividades com esse tema os alunos vão conhecer as várias profissões , suas áreas de atuações e a importância para a sociedade, comparar algumas profissões do passado com as atuais, pode usar a criatividade representando as profissões por meio de desenhos, realizar entrevista ou mesmo pesquisa sobre o tema.
Boa tarde.
ResponderExcluirNome: Maria Almerinda Dos Santos Silva
Matricula: 201404064257
Turma: (CEL0358/2141058)9001
O autor em suas obras nos leva a refletir sobre o tempo e suas mudanças e em como o homem tem usado seu tempo.
Ao longo dos anos o homem tem sido escravo do sistema dominante, a busca incansável de adquirir o que é considerado como suas necessidades básicas tem levado ele (o homem) a ser o que se chama de escravo moderno.
Como trabalhar em sala de aula?
Mostrar para os alunos como eram as formas de trabalho, como elas se modificaram com o passar do tempo e como está hoje. Enfim envolve um trabalho de pesquisa individual e em grupo.
Pode ser feito um estudo de comparação de profissões ao longo do tempo, formas de alimentação, e as necessidades básicas do homem de épocas anteriores. Essas comparações irá fazer com que eles entendam as mudanças que ocorrem.
Boa tarde.
ResponderExcluirNome: Maria Almerinda Dos Santos Silva
Matricula: 201404064257
Turma: (CEL0358/2141058)9001
O autor em suas obras nos leva a refletir sobre o tempo e suas mudanças e em como o homem tem usado seu tempo.
Ao longo dos anos o homem tem sido escravo do sistema dominante, a busca incansável de adquirir o que é considerado como suas necessidades básicas tem levado ele (o homem) a ser o que se chama de escravo moderno.
Como trabalhar em sala de aula?
Mostrar para os alunos como eram as formas de trabalho, como elas se modificaram com o passar do tempo e como está hoje. Enfim envolve um trabalho de pesquisa individual e em grupo.
Pode ser feito um estudo de comparação de profissões ao longo do tempo, formas de alimentação, e as necessidades básicas do homem de épocas anteriores. Essas comparações irá fazer com que eles entendam as mudanças que ocorrem.
Oi Almerinda.
ExcluirPensei exatamente como você e escrevi no meu comentário. Sobre essa relação dos trabalhos dos nosso antepassados para os nossos filhos, essa mudança nas características das profissões, no constante aperfeiçoamento que as pessoas que querem concorrer a uma vaga com um salário significativo precisam ter. Na antiguidade as famílias tinham de três a quatro filhos, porém hoje com as dificuldades e os preços do mercado torna-se difícil dar alimentação, moradia, lazer, roupas, saúde e educação para mais de um filho. E se utilizarmos as fotografias dos nossos pais e avós e pedirmos para que os alunos tragam uma foto do núcleo familiar deles, será possível constatar isso na prática. É um grande tema.
Abraço,
Luciana Marilei Butke
Mat:201507207476
O trabalho é elemento determinante no processo de socialização, muito mais que provedor financeiro as atividades laborais servem para socializar e desenvolver um sem fim de habilidades e competências.
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário, riquíssimo!
ExcluirA criatividade é a capacidade que todo ser humano tem de gerar novas ideias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.
Boa tarde professor e colegas.
ResponderExcluirComo a Geografia e a História que queremos trabalhar relaciona-se com as interpretações dadas a esses quadros?
Os relógios escorregam como o tempo que flui entre nossas mãos, quando nos damos conta inicia-se um novo ano, logo o carnaval, páscoa, dia das crianças, Natal e se foi o ano, o que deixamos de fazer, os sonhos que deixamos de realizar neste ano fica igual a árvore seca da tela de Dali, o tempo consumiu e matou o sonho e a esperança, e a árvore seca simboliza o tempo passado que não volta, por que ele está morto. Assim como não nos banhamos mais de uma vez no mesmo rio, em razão das águas que passam e mudam com a correnteza. O tempo é dominador implacável, se priorizamos o trabalho estamos longe da família, o tempo e o espaço não nos permite estarmos em dois locais ao mesmo tempo. Assim como hoje, se trabalharmos a história e a geografia, teremos mudanças radicais no tempo histórico social se comparadas a época em que Dali pintou em 1943. O tempo físico (cronológico) de certa forma também sofreu alterações, pois hoje, com a correria do dia a dia a sensação que se tem é que o dia deveria ter mais do que 24 horas.
A atmosfera mudou, o clima, o meio ambiente foi transformado com o crescimento desordenado da população e do uso dos recursos naturais sem a preocupação de preservar. A comparação com a escolha de trabalhos que nossos pais tiveram já não existem hoje e sim, já superaram o grau de dificuldade para se conseguir um bom trabalho, que seja capaz de dar a família, alimentação, moradia, lazer, roupas, saúde e educação e diante disso a qualificação profissional é bem mais rigorosa em relação ao passado e as mudanças tecnológicas também exigem constante aperfeiçoamento. Empresas antigas que não se atualizam, já fecharam, ou ainda irão fechar, mas se acompanhar as mudanças tecnológicas e foi ecologicamente responsável possivelmente irá manter-se. E com base nessa linha de pensamento que podemos citar o segundo trabalho de Dali, a obra em que nasce o homem moderno, o novo homem, para que venha e traga boas novas, melhorias, que sejam deixados para traz o sofrimento e a tristeza, que venha e renove as esperanças em todos os cenários da nossa vida, cultural, político e social.
Abraços,
Luciana
Nome: Luciana Marilei Butke
ExcluirMatrícula:201507207476
Esqueci de colocar no meu comentário acima.
Boa noite professor e colegas de turma!
ResponderExcluirNome: Maria Poliana Silva Monteiro
Matrícula:201404063196
Período: 6º período
Gostaria de falar um pouco sobre os parâmetros curriculares, a sua função é orientar o sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores.
A avaliação esta ligada a coesão, provoca a inteligência, o espanto e a curiosidade!
Sobre o trabalho, ele deve ser ou não somente assegurar aos homens a sua necessária subsistência, mas também justificar a vida em sociedade.
Katia Leal
ResponderExcluirMat: 201001472101
As pinturas nos mostram a passagem do Tempo e com ele várias mudanças em todos os sentidos, Histórico e Geográfico. O nascer de um novo homem, de um novo século com suas transformações nos influenciando bastante. O tempo das brincadeiras de rua, saudável e prazerosa. Do outro lado o mundo,que também não menos prazeroso do que sw foi. Mas um tempo mais introspecto, apesar da grande quantidade de pessoas se interligando,falo sobre a Internet em nossas vidas, sem fronteiras, porém solitário pode-se dizer assim.
Eu tive uma infância excelente,rica em brinquedos sem grandes custos, e brincadeiras em que não vivia-se tão parado como atualmente. Corpo movimentando e explorando espaços. Hoje,só mesmo com uma escola comprometida em reconstruir esse passado é que se dá conta do quanto é bom brincar.Cabeça e corpos sãos.
Sandra Regina de Souza Carvalho
ResponderExcluirMatrícula:201102045888
No fundo, o quadro é uma reflexão sobre a obsessão humana com a passagem do tempo e com a persistência da memória; os relógios deformados talvez nos queiram dizer que o tempo é o que nós fizermos dele. A entrada no século XX a que Dali assistiu foi uma época marcada pela inovação tecnológica, mas também por novas formas de diversão, novos meios de comunicação. Tudo isto conduziu o ser humano a um desejo cada vez mais premente de ocupar o tempo, vivendo com intensidade. Digamos que também na vida, não só na ciência, o tempo tornara-se relativo, maleável mas, ao mesmo tempo, um bem precioso que urgia usar com a máxima rentabilidade. Acentua-se assim a obsessão pelo tempo, pela necessidade de viver e, pior que tudo, acentua-se a angustia perante o tempo que foge, a vida que passa demasiado depressa. Dominar o tempo, controlar a sua impiedosa tirania torna-se uma quimera para o impotente ser humano.
A vida humana transformara-se num verdadeiro furacão, uma tempestade permanente que ocasionava cada vez mais desespero perante a impiedade do tempo. A modernidade passara a ser controlada pelo relógio: as tarefas quotidianas, o trabalho, o lazer, tudo é controlado e o homem vai acentuando a sua escravidão ao tempo. Os especialistas na matéria, os media, criaram a ideia de “optimização do tempo”. No entanto, esta ideia não obedece a qualquer atitude positiva perante o tempo mas apenas à tentativa de o usar da forma mais intensa possível. O tempo em si permanece incontrolável.
No ambiente de fim de guerra, a população ansiava pelo nascer de um novo mundo e de um novo homem, especialmente depois dos acontecimentos traumáticos da experiência de conflito. Dalí mostra, no entanto, que esse otimismo esperado pela população não se refletia em suas crenças. Ao contrário, a pintura apresenta uma atmosfera de ameaça e tristeza.
A criança que assiste ao nascimento parece assustada e a mulher que aponta o nascimento do tal "novo homem" é, ao mesmo tempo, musculosa e esquelética. O ovo de onde o homem sai representa o mundo com uma casca mole, onde os continentes também são representados e quase se diluem.
Que para conhecermos a sociedade em que estamos inseridos precisamos conhecer o tempo e o espaço. As imagens mostram o uso do tempo e como o novo homem poderia se relacionar com mundo.
No mundo globalizado em que vivemos,o trabalho não é apenas uma atividade dignificante, atualmente, representa uma ferramenta importantíssima na socialização dos indivíduos. Desde de cedo, já nas escolas, somos levados a pensar na profissão a ser seguida, onde exerceremos a mesma por um longo período da vida. Dentro de uma rotina profissional várias relações interpessoais são estabelecidas. A taxa de emprego representa um forte indicativo da "saúde" econômica de um país.
ResponderExcluirO primeiro quadro, "O tempo" descreve como o ser humano está sendo devorado pelo tempo.A vida cada vez mais corrida, com tantos afazeres tornam o ser humano escravo do tempo. Tornando-se, muitas vezes triste e estressado.
ResponderExcluirO segundo quadro fala da construção de um novo mundo pós guerra, onde o pintor demonstra falta de otimismo em relação a esse novo mundo e novo homem que nasce mediante a destruição deixada pela guerra.
Erineuma Fernandes Dantas da Silva
Matricula: 201201543185
A analise dos quadros de Dali nos remetem a dois tempos: cronológico e espacial. O tempo cronológico é o tempo presente, vivido, permanente e imutável. Esse temo é implacável e irreversível. Ele nos mostra que mesmo em forma diferente, o tempo não para nem retrocede. Ele tem de ser utilizado.
ResponderExcluirJá o quadro de tempo espacial remete a um tempo vago, retrátil, maleável. A saída de algo, ou alguém dessa “massa”, ou ovo, induz nos a interpretar o tempo como algo manipulável a nosso favor.
O trabalho de geopolítica solicita uma intercambiação da criança com o físico e o móvel. A criança deve entender que mesmo apesar do tempo, as mudanças acontecem. Mesmo parecendo um tempo distante, ele pode estar mais próximo do que parece. A localização da criança no tempo e no espaço faz com que ela se situe no seu ambiente e perceba as diferenças e as mudanças que acontecem.
Grazielle de Oliveira Silva
Curso Pedagogia EAD
Matrícula 201408469936
ATIVIDADE PRÁTICA
ResponderExcluirPEDAGOGIA
CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG. (CEL0358/2250192) 9002
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE
ALUNA: Hellen Raquel Gonçalves Nascimento
MATRICULA: 201408297523
TURMA: 4º Ano Ensino Fundamental.
FICHA DE PROFISSÕES
PROFISSÃO: PROFESSOR/PROFESSORA
ATIVIDADES E TAREFAS: ______________________________________________________
INSTRUMENTOS E MÁQUINAS:_________________________________________________
UTILIDADES: ________________________________________________________________
MATÉRIA PRIMA: ___________________________________________________________
RESULTADOS OBTIDOS:_______________________________________________________
PONTOS POSITIVOS: _________________________________________________________
PONTOS NEGATIVOS:_________________________________________________________
PROFISSÃO: JORNALISTA
ATIVIDADES E TAREFAS: ______________________________________________________
INSTRUMENTOS E MÁQUINAS:_________________________________________________
UTILIDADES: ________________________________________________________________
MATÉRIA PRIMA: ___________________________________________________________
RESULTADOS OBTIDOS:_______________________________________________________
PONTOS POSITIVOS: _________________________________________________________
PONTOS NEGATIVOS:_________________________________________________________
PROFISSÃO: ENFERMEIRO/ENFERMEIRA
ATIVIDADES E TAREFAS: ______________________________________________________
INSTRUMENTOS E MÁQUINAS:_________________________________________________
UTILIDADES: ________________________________________________________________
MATÉRIA PRIMA: ___________________________________________________________
RESULTADOS OBTIDOS:_______________________________________________________
PONTOS POSITIVOS: _________________________________________________________
PONTOS NEGATIVOS:_________________________________________________________
PROFISSÃO: SEGURANÇA: ____________________________________________________
ATIVIDADES E TAREFAS: ______________________________________________________
INSTRUMENTOS E MÁQUINAS:_________________________________________________
UTILIDADES: ________________________________________________________________
MATÉRIA PRIMA: ___________________________________________________________
RESULTADOS OBTIDOS:_______________________________________________________
PONTOS POSITIVOS: _________________________________________________________
PONTOS NEGATIVOS:_________________________________________________________
KARINA DE PAULA DE OLIVEIRA-matrícula:201402374666
ResponderExcluirA Geografia e a História relacionadas a esses quadros proporcionam um olhar crítico e aguçado sobre como nos relacionamos com o tempo e de como as ações de uma nação pode interferir na vida de outros países devido ao efeito da globalização e poder econômico que alguns países exercem sobre outros.
KARINA DE PAULA DE OLIVEIRA-matrícula:201402374666
ResponderExcluirA Geografia e a História relacionadas a esses quadros proporcionam um olhar crítico e aguçado sobre como nos relacionamos com o tempo e de como as ações de uma nação pode interferir na vida de outros países devido ao efeito da globalização e poder econômico que alguns países exercem sobre outros.
Tive o privilégio de ver a Exposição de Frida Kahlo aqui no Rio de Janeiro no Caixa Cultural e posso afirmar que os artistas surrealistas são muito expressivos.Na exposição se encontrava algumas obras de Dali principalmente o Quadro Remissões de Memória. Como futura pedagoga foi excelente visitar essa exposição e ter uma idéia o quanto a arte é a representação de uma outra linguagem do tempo já que estamos dando possibilidades aos alunos de observar e viver um novo tempo onde ele é o ator social principal de sua história.Isso é muito bom, porque ao se ver protagonista de sua passagem não o deixa perder tempo.Ou dar a possibilidade de construir sua própria história ali e agora pois o tempo passa independente de qualquer coisa.
ResponderExcluirALUNA- Ângela de Cassia Corrêa Ribeiro Santos
ResponderExcluirMatricula- 201501477137
Pedagogia- V Período.
1- Arte poética Salvador Dali II O tempo (reflexão)
O texto lido nos remete a uma reflexão crítica do tempo e espaço decorridos desde séculos atrás fazendo uma trajetória ate os dias de hoje, não devemos isolar as eras históricas, más criticamente analizarmos e percebermos que o tempo em decorrência, os relógios precisam ficar atualizado nas mentes humanas, refazendo os conteúdos históricos e criando novos meio de interagir com a nossa sociedade, refletindo aos alunos como as coisas aconteceram e ao mesmo tempo sofrem mudanças, principalmente com as novas tecnologias, nossa mente tem que acompanhar a todo o processo histórico-geográfico ampliando através de práticas que despertem as crianças a serem inseridas no espaço facilitando saberes significativos de homem como ser social capaz de criar modificações sem que tragam prejuízos as nossas cidades, mundo e todo o universo precisa ser estudado de forma e trazer boas condutas ao meio social em que estamos inseridos.
ALUNA- Ângela de Cassia C. R. Santos
ResponderExcluirMatricula- 201501477137
Pedagogia- V PERIODO.
DALI-Criança Geopolítica Assistindo o Nascimento do Homem Novo
No ambiente de fim de guerra, a população ansiava pelo nascer de um novo mundo e de um novo homem, especialmente depois dos acontecimentos traumáticos da experiência de conflito. Dalí mostra, no entanto, que esse otimismo esperado pela população não se refletia em suas crenças. Ao contrário, a pintura apresenta uma atmosfera de ameaça e tristeza.
A criança que assiste ao nascimento parece assustada e a mulher que aponta o nascimento do tal "novo homem" é, ao mesmo tempo, musculosa e esquelética. O ovo de onde o homem sai representa o mundo com uma casca mole, onde os continentes também são representados e quase se diluem.
O continente Sul-Americano deixa cair uma lágrima e uma gota de sangue escorre pela abertura de onde sai o homem, mostrando as consequências da grande guerra.
Experiência que nos remete a acompanhar as novas condições de interagirmos com nossas crianças, onde ao apreciarmos uma crise enfrentada através da guerra, ali deixarmos os velhos costumes e tradições e influenciarmos as novas modalidades de transformações sociais